quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estância hidromineral totalmente revitalizada

Depois de três anos em obras e R$ 7,5 milhões, Parque das Águas de Caxambu, no Sul de MG, será reinaugurado sábado.Um novo tempo para a principal estância hidromineral de Minas e uma das maiores do mundo. Na comemoração dos 100 anos da sua construção, o Balneário do Parque das Águas de Caxambu, no Sul do estado, a 361 quilômetros de Belo Horizonte, ganhou uma completa revitalização e será reinaugurado em solenidade marcada para sábado. Entre as novidades, estão um luxuoso SPA e 16 novas banheiras de hidroterapia. Depois de mais de três anos de obras e restaurações, as termas com poderes medicinais e as construções históricas, que integram o complexo, prometem ainda mais beleza e encanto para os cerca de 500 mil visitantes, que todos os anos curtem uma das mais charmosas atrações turísticas mineiras.

O parque reúne 12 fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma com propriedades químicas diferentes da outra, além de casas de banho, gêiseres de água fria, lago, teleférico, jardins e alamedas em 210 mil metros quadrados de área. No centro do complexo, está o Balneário Hidroterápico do Parque das Águas Lizandro Carneiro, edificação construída em 1910, com projeto do arquiteto Alfredo Burnier. Desde 2007, o prédio está sendo restaurado e será reaberto ao público com nova pintura na fachada e na parte interna e com toda a vidraçaria e ferragem recuperadas.

As banheiras de hidroterapia foram instaladas para oferecer tratamentos. A principal novidade é um charmoso SPA instalado no local, com várias piscinas de hidromassagem. Saunas e duchas também foram reconstruídas com equipamentos de última geração. Para realçar a beleza e os detalhes arquitetônicos típicos do início do século passado, foram revitalizadas as escadarias de mármore de Carrara e de ferro batido, os vidros aramados, os vitrais e claraboias, a cobertura metálica da torre do relógio, as pinturas e decoração do hall principal do balneário, além de azulejos, pisos e móveis.

O balneário também ganhou novo mobiliário, desenhado de acordo com padrões do projeto original. Os trabalhos foram acompanhados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e toda a intervenção, que incluiu obras de engenharia, paisagismo e novos equipamentos, custou R$ 7,5 milhões, investimento feito pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). “É a primeira vez que o balneário passa por uma restauração completa. A edificação, de notável importância histórica e cultural, completa a riqueza do Parque das Águas”, afirma o arquiteto da Diretoria de Conservação e Restauração do Iepha, Miguel Capobianco.

Para garantir o bom funcionamento do complexo, foi feita a troca do sistema elétrico e de iluminação, caldeiraria, drenagem pluvial e do equipamento de adução e armazenamento de águas minerais para atender o balneário. Dois novos sistemas de segurança também foram instalados no local para prevenir incêndios e danos provocados por descargas atmosféricas. “A infraestrutura foi totalmente modernizada em resposta a demandas da sociedade. O balneário é uma relíquia de Caxambu e de Minas que precisava ser revitalizada”, diz o diretor de Operações da Codemig, Marcelo Nassif.

HISTÓRIA Caxambu, palavra do vocabulário tupi que significa “água que borbulha”, integra o Circuito Turístico das Águas ao lado de outras 11 cidades, entre elas São Lourenço, Cambuquira, Lambari, Heliodora, Campanha e Soledade de Minas. Localizada num vale da Serra da Mantiqueira, a região foi um importante portão de entrada dos bandeirantes no estado, no século 18. “Além de valorizar as riquezas naturais, estamos com foco no bem-estar dos visitantes, resgatando o conceito de turismo termal, com momentos de lazer e relaxamento com águas, massagens e outros modernos tratamentos”, diz o diretor de marketing do Circuito Turístico das Águas, Maurício Gabriel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário