quinta-feira, 15 de abril de 2010

Festival Agua comeca amanha em Caxambu 07/01/2004

Festival Água começa amanhã em Caxambu Palestras e programas culturais vão conscientizar público sobre recursos hídricos. Especialistas em recursos hídricos e representantes de organizações não-governamentais (ONGs) ambientais vão reunir-se com artistas, músicos e poetas a partir de amanhã em Caxambu (MG) para o Festival Água no 3.º Milênio. O evento combinará palestras técnicas e uma variedade de atrações culturais para conscientizar o público sobre a necessidade de se preservar a água do planeta, diz a coordenadora do encontro, Marisa Mendes Machado.
"O objetivo é sensibilizar e informar a população", disse Marisa, da ONG Novo Encanto Ecologia, que promove o festival com o município. "Primeiro, sensibilizamos pela arte, depois tratamos a informação." O programa, de quatro dias, inclui apresentações de música, poesia, artes plásticas, artesanato, fotografia e mostras de vídeo.
O tema do encontro é Água pela Paz, com apoio institucional da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). De acordo com Marisa, trata-se de um "evento de cidadania". "Ninguém cobrou nada nem recebeu cachê para as apresentações. E as atividades são gratuitas."
A preservação dos recursos hídricos é um dos temas mais discutidos da atualidade. Apesar de 70% da superfície terrestre ser coberta por água, apenas 2,5% são de água doce - 70% em forma congelada nas extremidades do planeta ou no topo de montanhas. O pouco que resta para consumo humano está ameaçado pela poluição e pelo desperdício, o que leva muitos a considerarem a água como o "ouro do século 21".
O tema tem atenção especial em Caxambu, uma das estâncias hidrominerais mais importantes do País. "Caxambu é água", resume Marisa. Outras informações sobre o evento estão no site www.novoencanto.org.br.

Fonte: http://pib.socioambiental.org/en/noticias?id=34201

Nenhum comentário:

Postar um comentário